Moradia Assistida Para Dependentes Químicos
Para tanto montamos um programa de tratamento contemplando a recuperação física, mental, emocional, social e espiritual. A moradia assistida geralmente é oferecida em um ambiente residencial, onde os pacientes vivem juntos e participam de atividades terapêuticas diárias. Nesse post vamos explorar essa não tão nova modalidade de tratamento para dependentes químicos e alcoólatras. Assim, pode-se inferir que a Oxford House tem apresentado bons resultados porque está em sintonia com umas das Políticas Nacionais daquele país desde o plano de 1988, o qual estimulava a expansão de casas de reabilitação (Manuel Oxford House,1990; Polcin, 2001). Considerações Finais Espera-se que outros estudos possam responder de forma mais consistente questões pertinentes aos critérios de “elegibilidade”, efetividade e eficácia deste tipo de programa na dependência química. Dado a carência de estudos nacionais sobre a temática das RT, sugere se esta área como necessitando maior atenção e interesse em pesquisas futuras.
Em relação ao tempo de tratamento, uma permanência mínima de 6 meses aumenta muito as chances de manutenção da abstinência. Deverá ser analisada ainda pela justiça, as condições, atestadas pela unidade acolhedora (clínica de recuperação), quanto a capacidade de manutenção da segurança física e psicológica do acolhido, bem como dos demais pacientes e funcionários do local. A internação involuntária é também o caso mais comum entre todos os tipos, e nesses casos também pode ser necessário o envio de uma equipe de resgate até o local. Atua na prevenção, recuperação, reinserção social e políticas públicas relacionadas à temática da dependência química. Saiba neste artigo quais as Abordagens de terapia utilizadas no tratamento da dependência química.

É um tratamento completo, e o mais indicado para pessoas que tenham um grau alto de dependência. O tratamento é personalizado, desenhado por uma equipe altamente capacitada, pensando em cada detalhe da restauração do paciente. De qualquer modo, existem hoje algumas alternativas de tratamento para as pessoas que buscam se recuperar. O fato é que a dependência é muito nociva e fatal, portanto, não há como ter uma redução de danos para uma doença fatal. Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, pós-graduado em Filosofia
Se você ou alguém que você conhece está sofrendo de dependência química ou alcoólica, por favor, sinta-se à vontade para ligar. Há alguns pacientes com nível de dependência mais baixa, que conseguem se manter limpos por um tempo maior ou fazer a desintoxicação física sozinhos. A Ibogaína faz uma limpeza apagando necessidades de uso de drogas, os estudos começaram na década de 60. Tem como objetivo possibilitar a restauração social e profissional, fazendo uma ponte entre a clínica e a rua. Há unidades mais flexíveis quanto ao tempo, e que podem permitir pacientes por menos de 60 dias. Longas conversas, conhecimento a todo momento, as clinicas oferecem um tratamento psicológico, emocional e físico de maneira completa.
E estas moradias geralmente estão localizadas próximas a departamentos de psiquiatria ou unidades de saúde. Sua administração fica a cuidados de uma equipe variada, entre médicos, enfermeiros, terapeutas e consultores. Com relações familiares e profissionais prejudicadas e colocando em risco a sua vida e de outras pessoas.
clinica de recuperacao feminina
Como tal, representa uma das saídas mais completas no tratamento de indivíduos com histórico de uso abusivo e contínuo de álcool e drogas. Muitas das pessoas que estão se recuperando não tem mais convívio com sua família, e ficam sem ter para onde ir, e por vezes acabam indo morar sozinhos ou em uma pensão, o que é perigosíssimo para um dependente, já que “o isolamento é o núcleo da doença”. Nossa Moradia Assistida oferece condições dignas de habitação, alimentação, despesas com água, luz, impostos prediais e tratamento voltado a manutenção da abstinência conforme programa de Recuperação da INSTITUIÇÃO ABRAÇO. Na modalidade compulsória, o Juiz levará em conta o pedido feito por um médico, atestando que o paciente não tem domínio sobre sua própria condição física e psicológica. Diferente das modalidades voluntária e involuntária, a internação compulsória ou judicial, se dá, como o próprio nome diz, por ordem de um Juiz de Direito. Ser uma instituição modelo, fundamentada em princípios cristãos, destacando-se no que se refere à inserção produtiva e reintegração social, tendo como base a visão holística do individuo.
Os protocolos de visitas de familiares foram adequados, diminuindo a quantidade de visitantes permitida simultaneamente. Todos os visitantes, bem como funcionários devem seguir as orientações do Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde de cada estado/cidade e demais órgãos reguladores. Visitas simultâneas também não podem mais acontecer até o fim da pandemia, portanto, os horários devem ser agendados previamente. Os acolhimentos continuam acontecendo normalmente, com exceção da obrigatoriedade para o teste negativo para COVID-19 na data do acolhimento. Nossas clínicas de recuperação dispõem de testes na própria unidade (valor a consultar). O programa trabalha com o conceito de redução de danos no tratamento de dependentes químicos.
As moradias mais antigas são a Rutland Corner House em Vermont para mulheres e a Berkeley House em Boston. Um estudo de seguimento que avaliou 26 residências incluindo estas duas, mostraram resultados favoráveis. Apenas 20% dos ex-pacientes tinham sido hospitalizados, 58% estavam morando independentemente e 55% estavam empregados ou de volta à escola. Além disto, parece permitir melhora do funcionamento geral, ajustamento social e estimula interesses vocacionais até mesmo em pacientes crônicos (Budson, 1978; Golomb & Kocsis, 1988). As publicações nacionais a respeito da temática são ainda escassas e sem grande poder de evidência. Uma variedade de programas começou a surgir pelo mundo a fora, afim de atender as necessidades específicas de cada população, como por exemplo, moradores de rua com doença mental associada.