moradia dependência química 1

· 4 min read
moradia dependência química 1

Clínica De Recuperação Em Casa Branca Sp
Começou a funcionar na quinta-feira (17/5) a primeira Moradia Assistida Feminina da cidade de São Paulo. A casa, instalada na Cidade Dutra, oferecerá 12 vagas destinadas a mulheres recém recuperadas de  dependência química. Estará a disposição, em período integral, equipe profissional especializada, que prestará auxílio, suporte médico e psicológico.


Os moradores geralmente desenvolvem fortes laços psicológicos e sociais e têm sido referidos como “ famílias alternativas”, evocando, assim, o conceito antropológico de parentesco fictício. Os resultados tanto quantitativos quanto qualitativos sugerem vários desfechos positivos deste modelo desde diminuição de custos de tratamento a longo prazo, maior taxa de manutenção da recuperação até a maior individuação e aquisição de valores outrora perdidos com a fase da adicção ativa. Assim sendo, este modelo mostra-se um importante recurso terapêutico a ser agregado na construção da rede de equipamentos já existentes para o tratamento da dependência de álcool e outras drogas.

moradia dependência química


O objetivo é ajudar a pessoa a se preparar para conviver em sociedade novamente, agora, livre do vicio. Esse é o trabalho mais importante, pois a reintegração da pessoa na sociedade tem que ser feita com um constante apoio psicológico através de terapias, onde o profissional vai trabalhar com o paciente para que este não tenha mais recaídas. Cada tipo de tratamento possui uma abordagem específica e adequada para atender as reais necessidades e o grau de dependência química em que os pacientes se encontram, sendo realizados por nossa equipe médica e psicoterapêutica que acompanha os pacientes durante todo o processo de reabilitação. A ideia da Moradia Assistida surgiu após verificarmos a necessidade de uma opção de tratamento para dependentes químicos com o intuito de desinstitucionalizar pacientes crônicos, que possuem potencial de se reinserirem gradualmente na sociedade e na família. Em uma internação involuntária, como o próprio nome diz, o dependente químico é internado contra a sua vontade, já que este não é capaz de perceber a situação em que se encontra, a fim de receber o tratamento adequado para a sua doença. A escolha dos profissionais que cuidam dos nossos pacientes em todas as nossas clínicas de recuperação é feita de maneira cuidadosa, tamanho cuidado reside  no fato de termos consciência absoluta sobre a responsabilidade de cuidar e reabilitar uma vida.
O público alvo é bastante abrangente e não se limita somente àqueles recém saídos de internação. Mesmo havendo uma programação terapêutica coletiva, há também uma programação específica para as necessidades individuais, tendo em vista os freqüentes transtornos associados à dependência química e, eventualmente, apoio de  acompanhante terapêutico quando necessário para atividades externas individuais. A Clínica De Recuperação Restituindo Sonhos possui diversos programas e métodos que visa o tratamento eficaz do dependente químico, como atendimentos domiciliar, vagas semi social para pacientes com baixa renda, oferecendo até 50 % de desconto em algumas internações e as moradias assistidas. Este tipo de sistema ajuda o paciente aliviar o isolamento social, aliviando alguns transtornos mentais, desmistificando o modelo em que o paciente ou o dependente é visto pela sociedade como um doente. As moradias assistidas são apresentadas como uma casa, tendo utensílios domésticos, móveis e o conforto de um lar.

moradia dependência química


Porém, se faz necessário considerar o momento vivido e enxergar a internação como uma forma de dar o suporte que a pessoa tanto precisa. Sei que a decisão de internar alguém que se ama em uma casa de recuperação não é fácil. Para que tudo isso seja possível, incentivo a participação de familiares e amigos como parte fundamental do tratamento. O foco, pelo menos aqui no Grupo Recanto, é oferecer novos propósitos aos pacientes e permitir que conheçam as suas próprias limitações diante da doença. Ao longo do artigo, vou falar sobre como funciona uma casa de recuperação, trazendo um pouco da minha experiência na administração do Grupo Recanto para desmistificar temas relacionados.
Uso abusivo de álcool, suas manifestações clínicas e tratamento em Curitiba Pessoas que abusam do álcool têm alguns... A coordenação da unidade é realizada pela Organização Social de Saúde Casa de Isabel, entidade filantrópica habilitada em edital de chamamento público. De acordo com a responsável pela gestão, Maraíse Rosa de Oliveira, o custo mensal do serviço é de cerca de R$ 80 mil e inclui a aquisição de uma roupa básica, alimentação, transporte e as providências para conseguir documentos, quando necessários.
Dependência química em Curitiba é  algo comum e o paciente precisa de muito apoio neste momento, tanto de uma equipe... A rotina dos brasileiros está cada vez mais frenética, com muitas informações e necessidades a serem cumpridas,... “Nosso intuito é fortalecer a autonomia deles, para conseguirem resistir à tentação de voltar a usar a droga”, afirma o psicólogo Rodrigo Franco. Além do atendimento individual, é oferecida programação coletiva de oficinas internas e externas e de comparecimento a reuniões do grupo Narcóticos Anônimos (NA).


clínica de reabilitação particular
Muitas opções surgiram nos últimos anos quando o assunto são as alternativas de tratamento para dependentes químicos. Sei que nunca é fácil tratar sobre qualquer assunto relacionado à dependência química, como é o caso das casas de recuperação. A TRE, como é mais conhecida, é uma abordagem criada pelo psicólogo Albert Ellis em 1956 e um dos métodos usados no tratamento da dependência química e do alcoolismo aqui no Grupo Recanto.
O comprometimento e a formação desses profissionais, bem como as experiências que eles possuem são fundamentais para que o processo de reabilitação seja completo. A moradia assistida é uma abordagem eficaz para o tratamento da dependência química, pois fornece um ambiente seguro para os pacientes enquanto eles aprendem a lidar com sua dependência e a reintegrar-se na sociedade. A comunidade terapêutica é uma abordagem eficaz para o tratamento da dependência química, pois fornece um ambiente seguro e acolhedor para os pacientes enquanto eles aprendem a lidar com sua dependência e a reintegrar-se na sociedade. Esse modelo de residência para dependentes químicos também deve ser adotado pelo governo estadual como parte do programa de combate ao crack, que teve como medida recente uma parceria entre os poderes Judiciário e Executivo para acelerar as internações compulsórias.